segunda-feira, 7 de março de 2016

CARAVANA DESEMBARCOU NO MUSEU CASA DE PORTINARI EM BRODOWSKI/SP

A Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto realizou no dia 06/03 (domingo), com sucesso, mais uma viagem através do Projeto Caravana Cultural. Iniciando as viagens no ano de 2016 foi a vez de visitar o Museu Casa de Portinari na cidade de Brodowski/SP. A casa foi onde Cândido Portinari, famoso artista plástico brasileiro, morou até os 15 anos de sua vida, até ganhar renome e conquistar fama internacional. O acervo artístico do Museu Casa de Portinari constitui-se, principalmente, de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa. A temática é predominantemente sacra, exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.
O museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições. Confira as fotos da visitação:

Visitantes registram a chegada ao Museu  
A visita foi monitorada e orientada por um funcionário do Museu
Ao entrar na Casa de Portinari, logo no primeiro ambiente, encontra-se uma pintura mural à têmpera, São Jorge e o Dragão o estudo da obra e o poema com o mesmo título datado de 1958.
Conhecido por seus grandes murais e telas, vale ressaltar que Portinari também foi um excelente retratista. Era comum que ele fizesse os projetos e estudos de seus trabalhos. No conjunto de sua obra estão mais de 2.800 desenhos com uso de vários materiais: carvão, nanquim a bico de pena, nanquim a pincel, grafite, lápis de cor, crayon, guache e aquarela, sobre vários tipos de papel. No local, o Museu apresenta alguns deles, entre eles o retrato da socialite carioca Vera Velloso.
A grande sala principal oferece ao visitante a dimensão do que ele irá encontrar pelos cômodos do imóvel construído no início do século 19. Com pinturas murais criadas por Portinari e por amigos, a casa serviu como suporte para as primeiras experimentações do artista no gênero.
O ambiente conserva também mobiliários da época, como a mesa de jantar, cadeiras, algumas louças, entre outros.
Candido Portinari mandou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. Nas paredes estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes.

No quarto do artista estão móveis, roupas, sapatos, malas e objetos de uso pessoal. Fotos ajudam a contar a história de Portinari.
Do nascimento às grandes conquistas, a vida de Portinari é revelada ao público por meio de recursos multimídias. A linha do tempo, a mais completa apresentada até então, traz informações, documentos, fotos, áudios e reportagens sobre a vida e a carreira do pintor


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões, críticas, elogios e opiniõs!