terça-feira, 11 de março de 2014

SECRETÁRIO DE CULTURA PARTICIPA DO ENCONTRO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA

O Secretário de Cultura, Sérgio Silva participou neste último dia 10 (segunda-feira), do Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, na Sala São Paulo, da Estação da Luz em São Paulo. O secretário gavionense pôde participar desse importante encontro para as articulações e implantação das políticas públicas em Cultura dentro do Estado.
A pauta principal do encontro foi a implantação do Plano Estadual de Cultura e a adequação dos municípios para ampliar e efetivar o repasse de verbas do Governo Estadual e Federal, além do incentivo, por parte dos gestores municipais, com programas de apoio à adesão do Vale Cultura e do PAC pelos artistas e unidades econômicas locais para implantação de projetos culturais e pontos de cultura.
“O Encontro, que já está na sua 17ª edição, permite que os gestores de cultura municipais estejam cada vez mais informados sobre as novas formas de diálogo com o Estado, além de apresentar programas e projetos que poderão ser solicitados pelos gestores às suas cidades”, disse Sérgio. “Conhecer amigos da gestão de diversas cidades como Araras, Pirassunuga, Mairiporã, Rio Claro, Ribeirão Preto e Campinas foi muito gratificante, sem contar que conhecer o secretário Estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, e o secretário do Ministério da Cultura, Américo Córdula, foi um momento inusitado em minha vida”, completou.


Centenas de gestores públicos culturais dos municípios paulistas se reuniram no dia 10 de março, na Sala São Paulo, para o Encontro de Dirigentes de Cultura, promovido pelo Governo do Estado. Durante o evento, prefeitos, secretários e diretores de cultura municipais conheceram as oportunidades de parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura para o desenvolvimento de programas e projetos conjuntos nas cidades paulistas. O Encontro tem o objetivo, ainda, de promover a troca de experiências entre as cidades, de forma a estimular a adoção de ações em rede.
Durante o encontro, a Secretaria de Estado da Cultura anunciou investimentos na modernização de bibliotecas públicas municipais e implantação da Agenda Cidadã. Serão R$ 4,1 milhões no total, sendo R$ 600 mil viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Walter Ihoshi para implantação da Agenda Cidadã. Esse projeto pretende tornar as bibliotecas locais de referência para a comunidade, ofertando informações gerais sobre serviços e programas sociais desenvolvidos nos municípios.
A abertura do Encontro de Dirigentes esteve em mãos do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, com um balanço dos resultados obtidos pela pasta em 2013 e perspectivas de parcerias com os municípios. Em seguida, foram feitas apresentações sobre a articulação das cidades por meio de sistemas e redes temáticas que potencializam as ações conjuntas.
Além do SISEB, voltado às bibliotecas públicas, o Estado de São Paulo conta também com o Sistema Estadual de Museus (SISEM) e com os Programas em Rede. Este último reúne ações que podem ser realizadas em parceria entre a Secretaria e os municípios, a exemplo do Circuito Cultural Paulista, que promove temporadas de espetáculos nas cidades.
Também no Encontro, os dirigentes conheceram as oportunidades de ampliar a rede cultural local apoiando artistas, grupos e coletivos que tiveram projetos aprovados nos programas de incentivo do Governo: ProAC ICMS, ProAC Editais e Pontos de Cultura (este em parceria com o Ministério da Cultura). Embora os municípios não possam receber dinheiro destes programas, eles podem estimular os artistas locais a apresentar projetos e apoiar sua realização, tornando os produtos culturais acessíveis para os moradores do local.
Por fim, foram apresentados projetos dos consórcios municipais de cultura, do Plano Estadual de Cultura e do Vale Cultura.
Dentre as presenças ilustres, além do Governador Geraldo Alckmin, esteve o Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula e do Secretário de Cultura, Marcelo Mattos de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões, críticas, elogios e opiniõs!