Em Comemoração ao dia da Consciência Negra a Secretaria Municipal de Cultural apresenta hoje, (23/11), 1ª Noite Afro.
As atrações para o público gavionense começaram logo de manhã às 09h, com um grupo de grafiteiros (os artistas que pintam) da cidade de Araraquara. O trabalho está sendo desenvolvido por Nilo, José Nego, Bonet e Jota Aracê e podem ser conferidos nos muros da Secretaria Municipal de Cultura. Confira abaixo um pouco mais sobre a história desta arte:
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter:o artista que pinta.
• Bite:imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew:é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot:lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Venha prestigiar na Secretaria o trabalho desses artistas!
Grafiteiros, José Nego, Jota Aracê, Bonet, Nilo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas sugestões, críticas, elogios e opiniõs!